Últimas Notícias

O DOENTE MENTAL NA IDADE MÉDIA


''A Extração da Pedra da Loucura'' é uma das obras pictóricas pertencentes à primeira etapa do pintor holandês Hieronymus Bosch, realizada entre 1475 e 1480.

       
 Existem registros históricos que comprovam atividades como ''trepanações cranianas'' em pessoas com algum tipo de doença mental na Idade Média. Essas pessoas eram isoladas da sociedade de sua época, pois eram consideradas como enfermos de algo sobrenatural.
Nessa época, predominava a demonologia e um pensamento voltado à magia e ao parapsiquismo, Já que á religião era uma das principais fontes de conhecimento da época. Os doentes mentais eram condenados a penas severas, punidos com crueldade. levando-os à morte. Ficavam em prisões. Além de serem vistos pela sociedade como marginais é assassinos, eram exibidos em círculos com outras pessoas que tinham alguma deformidade física é algemados em hospícios imundos infectos com delimitados espaços.
Por serem expostos a cruéis rituais que envolviam o uso de benzedura, porções mágicas é diversas formas de curandeirismo, arqueólogos sugeriram que a trepanação poderia ter propósitos religiosos como o “exorcismo’’.
Estes rituais de ''cura'' eram praticados por sacerdotes, xamãs é faraós. Na sociedade primitiva é suas variações de acordo com a época os faraós, xamãs, sacerdotes, monges dentre outros ocupavam é gozavam de alto prestígio dentro da comunidade em que viviam, além de ocupar o topo da hierarquia social.
Rituais pagãos ou penitência religiosa como forma de cura.
Se naquela época alguém contraísse Peste Negra (doença que assolou o continente europeu), era determinado que ele passasse por um período de ‘’penitência’’, confessando-se com um padre. A doença era vista como um castigo de Deus. Se o paciente enfermo admitisse o seu pecado talvez sua vida fosse poupada de um castigo vindo de Deus. No caso, a morte iminente.
As teorias sobrenaturais por trás dos transtornos mentais dominaram a Europa entre os séculos XI e XV e foram alimentadas por catástrofes naturais, como fome e pragas. Os tratamentos incluíam "ritos de oração, toque relíquo, confissões e expiação" ("History of Mental Illness") mistressofthevatican.
Em síntese, eram diversas as formas de tratamentos das patologias psíquicas de outrora. A humanização nos hospitais psiquiátricos e no tratamento com doentes mentais ocorreu anos depois, Sendo assim é importante frisar que a igreja detinha o poder na idade média. Buscando explicações para o tratamento das pessoas com suas teorias que transcedem o homem.

Referências bibliográficas:

Zimerman, David E.
    * Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica - uma abordagem didática / David E. Zimerman; - Porto Alegre: Artmed, 1999.,

MORTON, David. HISTÓRIA: MEDICINA NA IDADE MÉDIA. Sofa da Sala, 2017. Disponível em: <http://www.sofadasala.com/pesquisa/medicinanaidademedia.htm>. Acesso em: 06 fev. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Go Psicologia Designed by https://www.facebook.com/tetecow2 Copyright © 2017

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.